terça-feira, 2 de novembro de 2010

Romeiros pagam promessas no Santo Sepulcro


Como um verdadeiro muro das lamentações, devotos do Padre Cícero fazem sacrifícios na trilha do Santo Sepulcro
Juazeiro do Norte. É grande a movimentação de devotos por toda a cidade na Romaria de Finados, que será encerrada hoje, com a passagem de mais de meio milhão de romeiros pela terra do "Padim", desde o último dia 29. Ontem, Dia do Romeiro, a maior parte dos fiéis chegou ao Município para reverenciar o Padre Cícero.

Pela manhã, o caminho que leva ao Santo Sepulcro, no Horto, teve milhares de pessoas em seu percurso. São pagadores de promessas. Alguns chegam a percorrer a trilha de mais de dois quilômetros com pedras na cabeça. Outros vão simplesmente fazer suas orações e passar por baixo das pedras gigantes, que fazem do local um diferencial nos pontos de visitação.

Além da grande movimentação ao local, há rituais diferenciados, também de reverência às almas e todos os santos e ao próprio Padre Cícero. É o que faz a tribo dos Pankararus. Na estrada que leva ao Santo Sepulcro, os índios cumprem o ritual um pouco afastados, em silêncio. São homens cobertos com uma vestimenta de palha, com pinturas e apenas uma mulher se integra ao ritual.

Com cachimbo na boca, e soltando bastante fumaça, a manifestação se cumpre. Os registros fotográficos não são permitidos. A crença indígena se mistura ao catolicismo, nessa que se transforma numa grande festa da religiosidade popular do Brasil, mesmo em período de reflexão voltado para o Dia de Finados.

Para o administrador e reitor do Santuário, frei Raimundo Barbosa Filho, essa participação dos índios, que também fizeram uma apresentação do Santuário dos Franciscanos, na manhã de ontem, mostra a dimensão da religiosidade popular e do Padre Cícero, hoje presentes em Juazeiro. Ele não faz uma associação dessa crença com a cultura indígena, mas ao próprio catolicismo e à devoção ao sacerdote do Nordeste brasileiro.

O caminho do Santo Sepulcro normalmente está associado ao sacrifício. Uma espécie de muro das lamentações e a busca de fortalecimento na fé. É o que fez a família de dona Luzia Maria Ferreira, de 62 anos, que chegou na noite de domingo, após as eleições, para cumprir sua promessa de mais de 20 anos de trazer a família ao Juazeiro. E veio todo mundo, menos um filho, o que lamenta bastante a ausência.

A Romaria de Finados será encerrada hoje, com missa a partir das 5h30, no Santuário dos Franciscanos, com o bispo emérito de Fortaleza, dom Geraldo Nascimento, seguindo de celebrações por toda a manhã. Às 6 horas, o bispo dom Fernando Panico preside missa na Praça do Socorro, onde se concentra milhares de fiéis. Ao meio-dia é celebrada a despedida dos romeiros, com cânticos e bênçãos dos objetos. Na Capela do Socorro estão depositados os restos mortais do Padre Cicero. É o local de grande concentração de fiéis.

fonte:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário