quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Mais detalhes sobre a visita da Presidente Dilma ao Cariri


Retorno ao Estado

Transposição e ferrovia recebem visita de Dilma


Clique para Ampliar
FOTO: ELISÂNGELA SANTOS
Após desistir da vinda a Fortaleza, a presidente verifica a Transnordestina
Clique para Ampliar
Mauriti, Juazeiro do Norte e Missão Velha serão as localidades cearenses visitadas por Dilma, hoje e amanhã
A presidente Dilma Rousseff inicia, hoje, sua segunda passagem pelo Ceará desde que assumiu o cargo máximo da política nacional. Após visitar, durante a manhã, obras em Floresta - município pernambucano em que haverá uma exposição sobre o andamento dos trabalhos de transposição das águas do Rio São Francisco - e Cabrobó (PE), a comitiva presidencial chega a Mauriti, na região do Cariri.

A cidade, localizada a 491 km de Fortaleza, terá como agenda também a observação do andamento das obras de transposição do "Velho Chico".

Contando com a companhia do governador Cid Gomes, a presidente seguirá, então, para Juazeiro do Norte, no fim da tarde, onde se reunirá, além de Cid, com os governadores de Pernambuco (Eduardo Campos) e do Piauí (Wilson Martins), no Hotel Verdes Vales, em Juazeiro do Norte. Está previsto na agenda, ainda, um encontro com empresários do consórcio responsável pelo projeto.

Viagem segue amanhã
Dilma dorme em Juazeiro e, amanhã, viaja para Missão Velha, também no Cariri. Nesse município, durante a manhã, Dilma irá verificar o processo de construção da Rodovia Transnordestina, que possui um de seus trechos lá. Em seguida, ela deixa o Ceará e se dirige a Pernambuco, na cidade de São José do Belmonte, ainda para tratar da megaferrovia.

Como andam os projetos
A execução do projeto de transposição do São Francisco tem sido lenta. Antes previsto para estar pronto durante o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), o desvio das águas do rio ficará para depois de 2014.

Do início das obras, em agosto de 2007, até o momento, já ocorreram diversos adiamentos no prazo de conclusão e revisões no valor de investimento para sua construção.

Hoje, o projeto é avaliado em R$ 6,85 bilhões. O objetivo, entretanto, não mudou, que é o de facilitar o acesso à água em 390 municípios do Nordeste do País. A região, que possui 28% da população brasileira, tem apenas 3% da disponibilidade de água.

Ferrovia
Já a Transnordestina, no trecho entre Missão Velha e Salgueiro, em Pernambuco, que compreende 81 km dentro do território cearense, está praticamente concluída. No Estado, são cerca de 500 km de ferrovia. O projeto tem apresentado sucessivas paralisações por problemas ambientais, trabalhistas e de desapropriações. A ferrovia que ligará os Portos de Pecém, no Ceará e Suape, em Pernambuco, ao sertão do Piauí, terá 1.728km. 
 
Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário