segunda-feira, 9 de abril de 2012

Padre Cicero de Juazeiro do Norte em Mangá.

Zona Otaku

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
"Joaseiro" é baseado na história de Juazeiro do Norte e de Padre Cícero. O título é em homenagem ao primeiro nome da cidade, dado pelo próprio religioso
Clique para Ampliar
A arte da capa de Joaseiro traz a típica imagem da estátua mais famosa da cidade
Clique para Ampliar
Os desenhos em estilo mangá são de Israel de Oliveira e Allan Jefferson
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Hero Tales foi produzido por Hiromu Arakawa paralelamente a Fullmetal Alchemist
Clique para Ampliar
Joaseiro: um mangá cearense
Conhecida por suas romarias e seu padroeiro Padre Cícero Romão Batista, a cidade de Juazeiro ganha mangá histórico

Olhos grandes, onomatopeias saltitantes, expressões marcantes... São inúmeras as características que fazem do mangá uma conhecida forma de fazer quadrinhos. Mas, e quando essa maneira de narrar, tipicamente japonesa, se encontra com uma famosa história do interior do Ceará? O resultado dessa mistura já pode ser conferido e se chama "Joaseiro", um mangá que conta a história de uma das mais importantes cidades do Estado: Juazeiro do Norte. Além disso, mostra fatos da vida de sua maior personalidade religiosa e política, o Padre Cícero.

Para quem não sabe, "Joaseiro" foi o primeiro nome da cidade, exatamente na época em que Padre Cícero exercia o mandato de primeiro prefeito do município.

Um dos responsáveis pelo trabalho foi o estudante de Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri, Israel Oliveira. Ele conta como se deu o processo de criação e adaptação da história. "A pesquisa foi corrida. Visitamos os locais onde poderíamos colher a maior quantidade de dados possível. Fomos ao Museu Vivo do Padre Cícero, o museu do Horto, o Memorial Padre Cícero, tiramos fotos dos locais onde ele pisou, etc", recorda.

O trabalho, porém, narra bem mais do que a vida de Padre Cícero. "O mangá não é apenas sobre ele. Nós contamos a história de Juazeiro do Norte. A escolha do Padre Cícero como protagonista deve-se ao fato de que ele é um grande personagem e está diretamente ligado à cidade. Juazeiro completou 100 anos de existência como uma cidade independente, no ano passado, e um dos principais responsáveis por isso é o nosso ´Padim Ciço´", afirma o estudante.

O mangá "Joaseiro" conta com os roteiros de Hirohyto Sobreira, desenhos de Israel de Oliveira e Allan Jefferson, além da arte-final de Jefferson de Lima e tratamento digital de Tony Paixão.

O projeto foi financiado pelo Serviço Social do Comércio de Juazeiro e será lançado e distribuído gratuitamente durante evento Sertão Otaku que ocorre nos dias 28 e 29 deste mês no próprio SESC Juazeiro, com entrada franca.

O 1º Sertão Otaku é organizado pelo grupo Katsu Cariri que também participou do processo de publicação do mangá e desenvolve atividades e eventos de cultura pop e lúdica em todo o interior do Estado.

PJ Brandão
Lançamento
por Flávia Gurgel

Hero Tales chega ao Brasil pela JBC

Mangá produzido por Hiromu Arakawa, de Fullmetal Alchemist, "Hero Tales" chega ao Brasil pela Editora JBC.

Neste trabalho, a autora mostra seu talento como desenhista, ambientando a história em uma nação fictícia baseada na China antiga, em parceria com o roteirista Huang Jin Zhou. Para isso, a artista e sua equipe viajaram ao país para fazer uma pesquisa sobre as construções e o modo de vida local.

A obra foi concluída em 2010, com um total de cinco volumes compilados, e chega às bancas do Brasil mensalmente por R$10,90. O mangá é indicado para maiores de 16 anos.

O enredo
Taito Shirei é um garoto esquentado e convencido que detesta perder qualquer luta. Após o seu rito de passagem da maioridade, ele recebe de presente a Kenkarambu, uma poderosa espada que só pode ser desembainhada por um verdadeiro herói.

Ele é, então, abordado por um misterioso homem, Shimei, que rouba o objeto de suas mãos atacando sua irmã mais nova, Laira. É nesse momento que o jovem desperta, de forma inconsciente, o poder do Hagun que carrega dentro de si.

Para se certificar de que Taito não seguirá pelo caminho errado, o monge da seita Rikka, Ryuko Mouten, é designado para acompanhá-lo na busca pela espada. A irmã de Taito, Laira não aceita ser deixada para trás e segue com eles.

Anime

A produção ganhou uma série animada com 26 capítulos, exibida no Japão pela TV Tokyo entre outubro de 2007 e março de 2008.

Logo depois, a animação foi licenciada nos Estados Unidos e Canadá pela Funimation Entertainment, enquanto o mangá ganhou sua versão americana pela editora Yen Press.

Fonte:DN

Um comentário:

  1. Olá, Jairo!

    Ao que me conste, o nome Joaseiro não foi dado pelo Padre Cicero, visto que o vilarejo já existia quando o religioso lá chegou. Daí porque muitos contestam o título dado a ele de "Fundador de Juazeiro". Joaseiro é apenas a grafia antiga da cidade, alterada depois que a vila passou a ser município.

    Abraços,
    Everardo Martins

    ResponderExcluir