sexta-feira, 25 de maio de 2012

Juazeiro do Norte-CE: Prosseguem as obras de construção da Praça do Marco Zero em local que deu origem à cidade



     
Juazeiro do Norte-CE: Prosseguem as obras de construção da Praça do Marco Zero em local que deu origem à cidade
Por Demontier Tenório/SEDETUR
A Construtora Justo Júnior está dando ritmo ás obras de construção da Praça do Marco Zero no local por onde começou o povoamento de Juazeiro como parte do complexo de obras estruturantes para o turismo religioso. Trata-se de uma parceria entre a prefeitura e o Ministério do Turismo representando investimento da ordem de R$ 1,5 milhão com previsão de término em outubro. O Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, define como o resgate da primeira vila na localidade de Tabuleiro Grande, que pertencia ao município do Crato e deu origem a Juazeiro.
 
Eram poucos casebres de palha, uma capela e três frondosos Juazeiros. A inspiração desse marco vem da obra da artista plástica Assunção Gonçalves, contemporânea do Padre Cícero. O local da futura praça foi exatamente onde a cidade nasceu. O prefeito Manoel Santana lembra que a definição em frente à cúpula da Praça dos Romeiros foi feita por um grupo de estudiosos integrantes da Comissão do Centenário. Com 12 mil m² de área, a praça terá um obelisco do Km Zero, palco coberto circundado de espelho d´água e monumentos representando a história da emancipação de Juazeiro.
 
A praça do Marco Zero será separada da cúpula da Praça dos Romeiros por uma artéria que deverá ter o nome de Avenida Centenário. Além dos marcos de identidade centenária, o logradouro contará com canteiros, bancos, totem giratório, espelho d´água, coreto coberto e também quiosques informativos para orientações aos turistas. O projeto é da arquiteta Gisele Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário