terça-feira, 26 de março de 2013

Cento de Formação Olímpica do Ceará. O maior do Brasil.


De olho no Rio 2016

Berço de superatletas


Novo Centro de Formação Olímpica visa transformar Estado em polo formador de atletas de alto nível

De acordo com o projeto, o Centro de Formação Olímpica (CFO), que ficará em frente ao estádio Castelão, abrigará, ao todo, 26 modalidades, especialmente as olímpicas, tais como caratê, judô e natação


Dar ao Ceará status e estrutura para se tornar um estado formador de atletas de alto nível. Esse é o objetivo do Centro de Formação Olímpica (CFO), um espaço idealizado pelo governo estadual e cujo edital para o início das obras deve ser lançado ainda nesta semana.

"O governo está lançando um Centro de Formação Olímpica para transformar o Estado num verdadeiro celeiro de atletas de alto rendimento visando reforçar o País nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016", define o superintendente do Departamento de Engenharia e Arquitetura (DAE) do governo estadual, Quintino Vieira.

"Este espaço abrigará 26 modalidades, principalmente olímpicas, como futebol de campo, natação, judô e caratê", ressaltou o superintendente do DAE.

"E o CFO, através do esporte, proporcionará mais qualidade de vida, mais oportunidades e desenvolvimento aos atletas de comunidades carentes, mas com potencial para representar o Brasil em eventos internacionais", destaca Quintino Vieira.
Quintino Vieira promete a inauguração do novo espaço para novembro de 2014 FOTO: LUCAS DE MENEZES
O dirigente revela que quando da apresentação do projeto do CFO, em Brasília, "a presidente da República Dilma Roussef apoiou a ideia 100%, pois sentiu que é uma estrutura de que o Nordeste precisa. Nós tivemos também várias reuniões com o Ministério do Esporte e o ministro Aldo Rebelo também aprovou esse projeto do CFO".

Licitação

Quintino Vieira adianta que o projeto CFO deverá estar na praça para licitação nesta semana. "Estamos fechando uma RDC (Regime Diferenciado de Contratação), que é um sistema de licitação diferenciada lançada pelo próprio governo federal".

E foi além o superintendente do DAE: "e se Deus nos garantir esta felicidade, até junho deste ano deveremos estar iniciando as obras do CFO, que será implantado em frente ao Estádio Plácido Castelo, o Castelão, numa área que anteriormente era ocupada pelo Banco do Brasil".

Segundo o projeto, o CFO será o mais moderno complexo esportivo do País e um dos mais modernos do mundo. "Representantes de outros países deverão visitar nossa Capital para colocar instrutores à disposição do nosso Estado para revelarmos atletas de alto rendimento", emenda Quintino Vieira.

Recursos

No total, informou o superintendente do DAE, serão aplicados R$ 260 milhões, "dos quais 200 milhões já estão garantidos pelo acordo com governo federal, Ministério do Esporte e governo do Estado do Ceará", disse Quintino Vieira, que acredita que a construção do Centro de Formação Olímpica deverá mudar o cenário esportivo nacional.

"O Brasil, quando quer formar grandes atletas, manda-os para os Estados Unidos e Europa. E nós vamos ter aqui no Ceará um Centro Olímpico de excelente nível, com instrutores de elevado nível profissional".

O superintendente do DAE informa que o CFO estará pronto em novembro de 2014.
Complexo terá ginásio para 17 mil torcedores

O Centro de Formação Olímpica contará com um ginásio coberto, de padrão internacional, para receber 17 mil espectadores nos eventos de quadra - futebol de salão, basquete, vôlei etc -, podendo ser ampliada no caso de competições de MMA e boxe.

"Além do ginásio, o CFO contará com um hotel para receber até 262 pessoas, pista de atletismo, campo na dimensões oficiais, espaço para ginástica olímpica, piscinas olímpicas para natação, nado sincronizado e saltos ornamentais para que nossos atletas possam treinar visando os Jogos Rio 2016", reforça o superintendente do DAE.

E o prazo de entrega do CFO, novembro de 2014, "não pode ser extrapolado um dia sequer, porque haverá multa para a empresa que ganhou a licitação", assegura Quintino Vieira.
MOACIR FÉLIX
REPÓRTER

Fonte:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário